O estranho mundo chamado Wattpad

Bom dia, boa tarde, boa noite people!

Esse é o meu primeiro post no blog e quero começar com uma dica maravilhosa para leitores e para aqueles que sonham em ser escritores.

Ready? Go!

Quando você quer muito ler algo novo, diferente, mas não tem verba para ir a livraria e escolher o livro dos seus sonhos, o que fazer?
E se eu te disse que existem plataformas online de leitura gratuita de autores iniciantes e conhecidos com livros de todos os gêneros e tamanhos, mais até do que você possa imaginar?
Não, é verdade! Hoje vou apresentar uma dessas plataformas que tem feito muito sucesso entre leitores e escritores amadores no Brasil e no mundo e que se tornou vitrine para as editoras encontrarem novos talentos da literatura.

Vamos começar pelo Wattpad, a plataforma de publicação independente mais conhecida e amada por todos.

O que seria o Wattpad? É uma plataforma de publicação online onde qualquer um pode publicar suas obras, sejam elas livros, contos, frases, poemas e também oferecer serviços como capas, revisões, diagramações e muito o mais. O Wattpad cresceu muito nos últimos anos e está se torando uma vitrine cheia de grandes talento de onde as editoras estão tirando novos títulos sempre que veem algo promissor.
Em 2013 a plataforma já tinha mais de 20 milhões de pessoas cadastradas, entre leitores e escritores, por todo o mundo, mas não foi fácil chegar a essa marca, pelo contrário. O Wattpad levou anos para fazer sucesso e seus criadores Allen Lau e Ivan Yuen eram apenas dois empreendedores canadenses interessados em leitura móvel, que lançaram um aplicativo em 2006, muito antes dos amados Kindle e do IPhone e claro, não ganhou força. Para ajudar houve um acréscimo de 17 mil livros em domínio público, aí que a coisa ficou difícil mesmo, mas quando autores começaram a postar obras originais o site ganhou espaço nos aparelhos móveis.

"Mais do que uma plataforma de auto publicação, somos uma comunidade virtual de leitores e escritores. Os editores podem não apenas descobrir novos talentos, como divulgar títulos futuros, compartilhar conteúdos exclusivos e promover concursos literários", diz Ashleigh Gardner, diretora de conteúdo do Wattpad.

Vários autores de sucesso hoje vieram da plataforma de publicação online, uma autora que ficou muito conhecida é Anna Todd. Um dos primeiros grandes sucessos da rede social, sua fanfic After, publicada no Brasil pela Editora Paralela, teve mais de 1 bilhão de visualizações on-line e seis milhões de comentários, sucesso que também foi sucesso nas livrarias, sendo que o livro será adaptado para os cinemas pela Paramount. Lilian Carmine é a autora brasileira que começou a escrever em inglês no Wattpad e chamou a atenção de ninguém menos que a Random House com sua série Lost Boys. No Brasil o livro foi publicado pela Leya com uma tiragem de 50.000 exemplares. Nana Pauvolih,  sucesso em diversas plataforma digitais, a autora ganhou ainda mais notoriedade com suas mais Um Milhão de visualizações no Wattpad que levou-a a ser publicada pela editora Rocco. É essas são apenas algumas das mais conhecidas escritoras de sucesso que vieram das plataformas on-line de publicação, se fossemos falar de todos esse post não teria mais fim.

A plataforma se tornou um agente para os novos escritores, aqueles que sonham em um dia publicar seus escritos em uma editora e as mesmas estão de olho nessas plataformas de publicação em busca de um novo grande nome da literatura nacional.

Já vimos os prós do Wattpad, mas quais seriam os contras? Muitos autores tem dúvidas sobre a segurança do site, especialmente com relação a plágios e não é para menos. No momento em que você está disponibilizando sua obra on-line há o risco dela ser copiada e publicada como se outra pessoa a tivesse escrito, Wattpad não está livre disso, porém ele cerca de todas as maneiras possíveis para dificultar ao máximo a vida de quem tenta plagiar o trabalho dos outros. Outro contra que notei vendo post de autores em redes sociais e a concorrência. O Wattpad possui diversos gêneros e cada um tem seu ranking, onde as obras ganham destaque de acordo com numero de leituras, votos comentários e frequência de publicação, porém é cada vez mais difícil entrar nesse grupo seleto de obras. São mais de 800 mil inscritos na plataforma, isso só no Brasil, e esse número só vem aumentando, fora que a plataforma não permite que obras classificadas como adultas entrem no ranking. 

As obras que são classificadas como adultas são aquelas com conteúdo explicito de sexo ou senas de violência extrema e se você está pensando que pode burlar de alguma forma, já aviso que não tem como. A plataforma identifica as palavras que julga serem "proibidas" e classifica sua obra como conteúdo adulto na mesma hora. Eles deixam tudo bem claro nos termos de conduta que ficam a disposição do usuário a qualquer momento tanto na versão para PC quanto no aplicativo do celular. Claro que nem todos concordam com essa classificação, especialmente por serem impedidos de participar dos rankings e ter maior visibilidade na plataforma, mas foi a maneira que os administradores do site encontraram para ter algum controle sobre certos conteúdos, levando em consideração que existem muitos menores de idade que acessam a plataforma em busca de livros.

E você, o que acha do Wattpad? Deixe nos comentários sua opinião sobre a plataforma e qualquer dúvida que tiver sobre a mesma que faremos o possivel para responder.

Um forte abraço a todos e nos vemos nas páginas dos livros.

You May Also Like

0 comentários

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante pra nós!
Obrigada, e volte sempre!