{Resenha} Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo - Iain Reid



Olá, pessoas! Tudo bom com vocês? Espero realmente que sim. Meu nome é Rivaldo (ou só Riv, como preferirem) e essa é minha primeira resenha aqui. Estou TÃO empolgado! Para ela trago um livro de thriller psicológico que me pegou de surpresa por trazer uma história simples, mas muito bem elaborada.



 
 
"Às vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento”.





Título: Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo 
Gênero: Thriller Psicológico
Autor: Iain Reid 
Nº de páginas: 224 
Editora: Fábrica231 
Nota: 5/5 







A trama nos apresenta Jake e sua namorada (que também narra todo o livro e que nós, leitores, não sabemos o nome) que estão dentro de um carro fazendo uma curta viagem para conhecer os pais dele. Porém, a nossa narradora está pensando em terminar o relacionamento entre os dois. Ela se encontra com muitas dúvidas no momento e não tem completa certeza se eles foram feitos um para o outro (mesmo ela sabendo o quanto ele gosta dela). Ela também se sente um pouco mal por estar pensando em tomar essa atitude, justamente agora que ele vai levá-la para conhecer sua família. 
No decorrer da história vamos sabendo mais como eles se conheceram e como tudo tem desenrolado na vida deles. Sabemos também sobre um cara que fica ligando constantemente para ela e que a atormenta desde criança. O interessante nisso é que esse homem misterioso liga para ela com o próprio número dela. Pode parecer confuso, mas vai por mim, não é tanto assim. Todo o mistério do livro acontece a partir desse fato – pelo menos a maior parte dele. 

"A memória é única cada vez que é relembrada. Não é absoluta. Histórias baseadas em fatos reais normalmente têm mais a ver com ficção do que com fatos. Tanto ficção quanto memórias são relembradas e recontadas. Ambas são formas de histórias. Histórias são as formas que aprendemos. Histórias são como entendemos uns aos outros. Mas a realidade acontece apenas uma vez”.


Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo, apesar de ser um suspense, não deixa de ser um livro com cenas e falas filosóficas, que nos fazem repensar o que é a realidade para nós. Sobre como funciona o nosso pensamento e nossa mente. 
Os personagens são bem construídos, principalmente o Jake que tem uma personalidade intrigante. Acredito que foi o personagem, desde o começo, que mais me chamou a atenção. Tanto pelo comportamento quanto pelo próprio entendimento dele sobre quase tudo. Era como ter uma aula sobre diversos assuntos, mas sem ser chato. 
Uma coisa que me prendeu bastante na história foi à narração. É em primeira pessoa no presente, simples e ainda assim espetacular. Mesmo existindo tantos livros com o mesmo tipo de narração, esse foi um que me prendeu profundamente. A protagonista parece estar tão próxima de nós, é como se fosse nossa amiga. A gente consegue sentir o que ela sente em todos os momentos, toda aquela tensão em todas as situações. Somos jogados em meio aos seus pensamentos sobre o presente com seu namorado ali no carro, e as lembranças que nos fazem ficar ainda mais próximos dos dois.


"Talvez seja como sabemos quando um relacionamento é real. Quando alguém previamente não conectado a nós nos conhece de uma forma que nunca pensamos ou acreditamos ser possível”.


Confesso que, apesar de ter gostado bastante desse livro e só ter pego para ler por causa da capa, que mesmo simples, achei linda, fui ler ele com receio. Não por achar que a história me deixaria com medo ou que fosse ruim, mas por cogitar a ideia do livro não ter "ação". E sabe de uma coisa? Ele não tem. Talvez seja exatamente por isso que gostei tanto, por ele seguir a mesma linha de livros do gênero, bem parado, e ainda assim me prender do começo ao fim. 
O autor vai construindo a tensão dele aos poucos. Bem lentamente (apesar de o livro ser narrado em apenas uma noite). Mas no final, quando descobrimos tudo, é surpreendente. Tem gente que não gostou muito do final, mas eu achei incrível justamente por nunca pensar em um plot twist daqueles. Pensei que a história seguiria um caminho diferente, no entanto, aconteceu o oposto. E isso foi demais. Gosto de livros que não consigo, de modo algum, adivinhar o final dele. E ele faz isso muito bem. 

É importante também falar sobre a forma como Iain Reid conduziu essa história no ponto de vista de uma garota. Sei que muitos autores fazem isso, mas ele me deixou de queixo caído com seu ponto de vista feminino. É tão tanto que quando peguei para ler, não tinha observado o autor do livro e podia jurar que uma mulher tinha escrito isso. Iain não peca nesse quesito em momento algum. 
Para quem quer uma leitura rápida, inteligente e com um final inimaginável, recomendo esse livro. Tenho certeza que se você gostar dele até a metade do livro, o restante não será diferente. 





Então é isso, galera. Espero que tenham gostado da resenha tanto quanto gostei de escrevê-la. Li mais alguns livros esse mês, mas achei fundamental fazer essa recomendação pra vocês. 
Até a próxima. 
Riv

Imagens retiradas do google, nos avise e daremos os devidos créditos.


You May Also Like

5 comentários

  1. Que livro interessante!!! Adorei a resenha e fiquei mega curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vania! Fico feliz por ter gostado da resenha. E obrigado! O livro é muito bom mesmo. Recomendo.
      Riv

      Excluir
  2. Oiee Riv! Tudo bem?
    A primeira coisa que me chamou a atenção foi o título do livro. Achei interessante.
    Eu adorei sua resenha e gostei da premissa. Vou ver se leio mais pra frente. <3 haha Vou colocar na listinha já! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carine! Adiciona mesmo... Achei uma leitura maravilhosa, como já disse ❤️ Obrigado

      Excluir
  3. Meu Deus eu preciso ler este livro urgente

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante pra nós!
Obrigada, e volte sempre!