Resenha: Seablue de Raquel Pagno

Editora: Chiado Editora  
Ano de Lançamento: 2012  
Número de Páginas: 270


Olá pessoal!! Nesse post trago pra vocês a resenha do Livro Seablue da Raquel Pagno, escritora brasileira de Santa Catarina, RS. Já leram?


Sinopse:

      "Eduardo levava uma vida simples e tranquila, até o furacão Daniele passar por ela.
Nunca imaginara sentir-se tão apaixonado e menos ainda que em tão pouco tempo estaria de casamento marcado com Daniele Cascais, filha do grande ator Rudson Cascais. Até mesmo a viagem de lua de mel já estava marcada. Passariam abordo do Seablue, o terceiro maior transatlântico do mundo. Tudo estaria perfeito se não fosse pelo mau pressentimento que assolava Eduardo dias antes do embarque. Estaria apenas ansioso pela proximidade da viagem e do casamento? Daniele afirmava que sim. Sabia que Eduardo nunca tinha feito uma viagem tão demorada e não se sentia bem por ter que deixar a escola de música nas mãos de terceiros. Mesmo assim ela decidiu convencê-lo a relaxar. Ela sempre o convencia. Em outro ponto de São Paulo, morava Joana, uma jovem que viera do interior para estudar arqueologia, com o sonho de viajar o mundo e desvendar os mistérios da humanidade. Na faculdade, fez amizade com Brigite, que apesar de meio aloprada, não era má pessoa e que acabou por levar Joana até Igor.
     Apesar dos protestos do pai de Joana, Igor pretendia pedi-la em casamento, surpreendendo-a com o pedido e as passagens para um a inesquecível viagem a sós. Um dos sonhos de Joana seria finalmente realizado, embarcariam em uma semana no Seablue. Seria perfeito! Como ela sempre sonhara! Mas eles não contavam com as traquinagens do destino, que inesperadamente colocaria as vidas de Joana e Eduardo em xeque e faria com que Daniele e Igor aprendessem a conviver e superar os obstáculos causados pela solidão e pela dor de perder um amor verdadeiro."


    Um naufrágio. Temos essa premissa. Será boa esta leitura? Mais do mesmo ou algo que nos prenda? Realmente podemos embarcar nessa nova história de Raquel Pagno?

   O livro apresenta-nos a história de dois casais: Eduardo e Daniele, Joana e Igor. Dois casais aparentemente normais, mas que vivem em mundos diferentes. 
    O primeiro casal tem uma vida mais agitada, rodeada de fama, riqueza. O segundo, Joana e Igor tem uma vida mais pacata, ela do interior e ele um simples dono de lanchonete.
    Pela capa em si não temos a ideia do que será o livro ou qualquer pista da história. E tem duas capas, edição brasileira e edição lusitana, e particularmente achei esta capa acima sensacional. 
    E temos que mencionar, também, antes, que este livro, em 2014, recebeu o Prêmio Interarte na categoria Melhores Romances.
   
    Mas vamos às impressões, minhas, sobre a história:

    Temos os dois casais, apaixonados, cada qual vivendo a sua vida. E ambos pretendem fazer a viagem dos seus sonhos para um cruzeiro, o Seablue. Só que nem tudo será maré mansa (desculpem o trocadilho, mas é inevitável numa história no mar). A viagem dos quatro é interrompida por um naufrágio. As coisas se complicam e a história que antes pareciam água com açúcar toma uma reviravolta intrigante.

    Acredito, em particular, que a Raquel conseguiu com esse infortúnio na vida das suas personagens elevar as minhas expectativas quanto à obra. Tem drama, tem suspense, tem momentos em que ficamos sem fôlego.

    E isso é um ponto extra à sua trama, visto que, pensamos no início ser mais romance qualquer. 
    Após o incidente temos pontos de vista variados, indo e voltando com os quatros: Eduardo, Daniele, Igor, Joana, apesar de termos de algumas outras personagens. . História em terceira pessoa, e uma narrativa bem construída e não cansativa de ler.

   Mas e o final dessa história? Sem spoiler, eu prometo...
   A história vai caminhando de uma maneira que esperamos um final óbvio. Contudo devo dizer que me surpreendi, pois foi exatamente o contrário que aconteceu.A minha ideia original tornou-se uma fumaça, como a capa do livro e fui levada por esse final muito bom.

    Enfim, é uma história rápida, gostosa de ler, com um clima muito bom. A autora só poderia não ter açucarado tanto as suas personagens principais, mas isso é uma opinião minha.
    Espero que tenham gostado da resenha e aproveitem o livro. Indico,

Carolina Freitas.

You May Also Like

5 comentários

  1. nossa fiquei bem curiosa, dois casai, um naufrágio, parece ser pelo menos uma leitura diferente das de mais, vou procurar pra ler, chamou minha atenção mesmo.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, seja muito bem vinda ao blog, estou muito feliz pela sua participação aqui com a gente! Adorei sua resenha aumentou ainda mais minhas expectativas sobre esse livro, espero ler em breve!
    Parabéns!!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela resenha e pela disponibilidade em ler a obra. :)

    ResponderExcluir

  4. Primeiramente seja bem vinda Carol ♥
    Eu não conhecia esse livro, mas já amei ♥
    Que capa maravilhosa e a sinopse só faz a nossa curiosidade aumentar ainda mais.
    Adorei a sua resenha, você escreve muito bem ;)
    Já quero saber tudo o que vai acontecer.
    ótima segunda
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante pra nós!
Obrigada, e volte sempre!