{Resenha #13} Minha Irmã Mora Numa Prateleira

by - 11:31

Olá Livraníacos!


 Minha irmã Mora Numa Prateleira foi o livro que fez companhia no meu Domingo chuvoso. Foi um dos livros que me interessei durante uma busca por livros bons no Skoob e que me atraiu pelo título e ainda mais pela sinopse. 

Para quem não sabe, amo livros assim, até cheguei a fazer um post especial para o dia das crianças, se você não viu é só clicar aqui 

Espero que gostem <3


Antes, vamos conhecer um pouco sobre a autora?


Sobre a autora Annabel Pitcher
Annabel Pitcher se formou em Literatura Inglesa pela Universidade de Oxford e sempre quis ser autora de livros infantis. Ela trabalhou em diversos empregos antes de decidir viajar pelo mundo e se dedicar à carreira de escritora.
Minha irmã mora numa prateleira é seu livro de estreia. A ideia para a história lhe veio quando estava em um albergue no Equador, e ela escreveu grande parte da obra durante a viagem. Annabel agora vive com o marido em Yorkshire, na Inglaterra.
Em 2015, a escritora lançou um novo livro chamado Nuvens de Katchup, publicado pela Editora Rocco. 

Agora vem conhecer o livro <3 





Título:
 Minha Irmã Mora Numa Prateleira 
Escritor(a):
 Annabel Pitcher
Editora: Rocco 
Páginas:
 232
 
Ano: 2013
Avaliação: 










Jamie Matthews tem 10 anos de idade e uma família desintegrada por uma tragédia: aos cinco, sua irmã gêmea foi morta num ataque terrorista em Londres. De lá pra cá, sua mãe saiu de casa, seu pai bebe cada vez mais, sua irmã mais velha se transformou numa típica adolescente rebelde. Em meio ao luto e ao clima de ódio e ressentimento que Jamie sequer entende muito bem, ele encontra numa amiga de origem islâmica a companhia e o afeto de que precisa.
Minha Irmã Mora Numa Prateleira me fez companhia no meu final de semana todo. Amei ter a companhia de um personagem tão fofo que nem o Jamie.
Uma das coisas que mais me impressionou foi que desde o começo do livro a impressão que temos é que o próprio Jamie narrando a história, e esquecemos totalmente que o livro foi escrito pela
 Annabel Pitcher.  Jamie nos mostra em sua história a inocência de uma criança ao perder uma de sua irmãs gêmeas em uma tragédia. Por ele ter apenas 5 anos quando a tragédia aconteceu, ele não se lembra dos acontecimentos, apenas sabe por sua família ter lhe contado. E por ele não se lembrar, sua família não entende o motivo dele não sentir falta de Rose, e Jamie acaba não entendendo a tristeza que sua família sente pela perde de sua irmã.
 O Título do livro se da pelo fato de que quando Rose morreu seu corpo foi cremado e colocado em uma urna, e então seu pai decidiu colocar em uma prateleira que fica em cima da lareira. E a cada aniversário da morte de Rose, seu pai sempre tenta jogar suas cinzas no mar, mas sempre acaba desistindo. O livro começa com Jamie, um garoto que é fã do homem-aranha e que tem um gato chamado Roger, se mudando para sua nova casa, depois de um certo tempo que seus pais se separaram. Junto com seu pai e sua outra irmã Jas, eles tentam recomeçar uma nova vida. 
 Mas para Jamie tudo continua a mesma coisa, seu pai ainda bebe, sua irmã não é a mesma pessoa de antes e sua mãe não esta mais com eles.
A parte mais triste do livro são as vezes que sua mãe é citada, a autora deixa claro no livro a saudade que Jamie sente de sua mãe, e a todo o momento Jamie tem esperança de que ela irá voltar.
 Para mim foi a parte mais dolorosa do livro.

Lógico que eu não poderia deixaria de falar da amizade de Jamie com Sunya, uma garota Muçulmana que Jamie acaba conhecendo na sua nova escola. Os dois enfrentam junto o bullying diário que sofrem de um garoto chamado Daniel.
para mim a amizade que ele acaba desenvolvendo com Sunya, foi uma das melhores partes do livro, passando em cima do preconceito que seu pai tem, mesmo Jamie ficando com medo que seu pai descubra.


Também podemos perceber no livro que além do Jamie sentir falta de sua mãe, ele acaba ficando com medo da sua irmã abandona-lo também.
Como o livro é em primeira pessoa, temos apenas a visão do Jamie, mas pelas coisas que acontecem no livro, percebemos que Jas faz de tudo para chamar a atenção do seu pai, como pintar o cabelo de rosa e começar a namorar.

Jamie também tem seu gato de estimação, Roger que sempre faz companhia para ele, e Jamie acaba não se sentindo tão sozinho. 



Esse é um livro sobre amor e amizade, tanto amizade entre irmão quanto entre amigos, um livro sobre perda, que nos faz questionar o que pode acontecer com uma família após uma tragédia. Um livro sobre como enfrentar as suas dificuldades, mesmo com todas as coisas dando errado. Mas não apenas isso, fala principalmente na inocência e esperança de um garoto de 10 anos que espera que sua mãe volte a fazer parte da família outra vez.

E você, já leu
Minha Irmã mora Numa Prateleira?  Deixe aí nos comentários, vou adorar saber. 
Se quiser me indicar  um livro, vou adorar receber dicas de livros.  
Espero que vocês tenham gostado e até a próxima resenha. 

Um beijo!


Gifs: Anima gifs  

You May Also Like

38 comentários

  1. Muito bacana sua resenha!! Nunca tinha ouvido falar da autora e de seus livros. Bem interessante esa pegada de narrar em primeira pessoal um menino de 10 anos, não é?? Deve ter sido um desafio. E um desafio que teve um resultado maravilhoso, não é?? Deve ser um livro bem bacana mesmo!! Me interessei. Bj *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, Imagino que tenha sido um desafio e tanto. Mas a autora se saiu muito bem. <3
      E que bom que gostou Carol. Beijos!!! <3 *-*

      Excluir
  2. muito boa com vontade de ler mais e mais a historia do jamie... parabéns..

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa resenha. Gostei ainda mais porque ela tem uma amiga muçulmana, eu tenho amigos que são também, podemos encontrar o conforto neles. Eu nunca ouvi falar desse livro, mas me chamou muito a atenção. Com certeza vou adicionar na minha lista para comprar! <3

    Parabéns pelo blog, lindo demais <3

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar dessa autora e sobre esse livro ainda, mas já me encantei <3 O nome do livro já é bem diferente e fiquei encantada pela capa! A resenha me chamou muita atenção e já estou louca pra ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia sim. Espero que goste <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Não conhecia a autora e nem o livro. Adoro quando as histórias são contadas por crianças, dá um pensamento completamente diferente e trás reflexões novas para nós! <3

    ResponderExcluir
  6. É a resenha mais completa que eu já li primeiro apresenta o autor do livro e faz agente se apaixonar por ele e depois apresenta a obra do autor bem interessante como você escreve, fiquei muito curiosa para ler e conhecer mais dessa historia eu também sou gêmea mais graça a Deus minha irmã estar viva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *-*
      Muito obrigadaaa!
      Beijos!

      Excluir
  7. Me vejo chorando baldes lendo o que Jamie conta! ♥ adorei sua resenha, missão cumprida em me deixar instigada a ler! rs

    um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhuul! Obrigadaa Thabatta <3 rs

      Beijos!

      Excluir
  8. Caramba, Carine. Fiquei mega afim de ler esse livro. Adorei sua resenha. Sério mesmo. Vou adicionar ele em minha listinha de desejados e na primeira oportunidade compra-lo.

    Obrigado por essa dica ótima.

    Xeru.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que gostou *-*
      Muito obrigadaaa! <3
      Beijos!

      Excluir
  9. Adorei a resenha!
    Fiquei super afim de ler esse livro <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro parece ser fofo, apesar da temática triste: A perda.
    Gostei da premissa e acredito que ele traga muitos ensinamentos. Dramas constumam fazer isso né? Até hoje me pego lembrando do livro A Cidade do Sol e o quanto que aprendi com ele. Minha Irmã Mora Numa Prateleira parece ser esse tipo de história.

    Valeu pela dica e parabéns pela resenha :)

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca li A Cidade do Sol, mas irei procurar para ler. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado <3
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá
    Não conhecia a autora e também não conhecia o livro, mas parece ser muito boa a leitura. Já esta na minha gigante lista de desejados rsrsrrsrs (é uma lista que nunca tem fim <3) Adorei a resenha e adoro o blog.

    Parabéns e sucesso!!Beijos
    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/#uds-search-results

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha, parabéns! Me deixou com curiosidade, vontade de ler! Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Eu sei bem como ele se sente, perdi minha vó quando tinha 3 anos, e é a pessoa que mais amo e admiro em toda a terra. Mas ela não vai voltar. É uma dor que tenho que saber lidar. O tema é bem complicado de se abordar, acho que vou chorar muito se ler.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito Lina. Mas se acha que irá chorar lendo o livro, então é melhor evitar ler. Beijos!

      Excluir
  14. Parece um livro super interessante, principalmente a parte da amizade com uma garota muçulmana e a esperança que a mãe volte, prevejo que vou chorar ao ler esse livro, que já esta na minha lista de leitura <3
    Seguindo esse blog lindo,beijos.

    http://www.umolharcriativo.com/

    ResponderExcluir
  15. MEU DEUS, que coisa mais fofinha. Tô precisando ler algo assim, já está anotado na minha lista de leitura.
    Ai gente, já to querendo colocar Jamie em um potinho e guardar pra mim <3

    Beijos,
    Wendy | It's Geekly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca na lista sim. Jamie é um amorzinho <3
      Beijos!

      Excluir
  16. Bacana o post. Não conhecia o livro e nem a escritora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Achei super interessante, vou procurar nas livrarias da minha cidade para comprar

    ResponderExcluir
  18. Só pelo título esse livro já me chamou a atenção, depois de ler a sua resenha, vish fiquei ainda mais com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Nossa que livro triste, tadinho do Jamie. Não conhecia a obra, fiquei com vontade de ler. Sua resenha está maravilhosa, parabéns.
    Beijuh

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante pra nós!
Obrigada, e volte sempre!